QUERO ASSUMIR O FILHO DA MINHA NAMORADA, O QUE FAÇO?

Aqui você encontra pais e profissionais conversando, trocando experiências e dando informações sobre a Guarda Compartilhada e paternidade.

Se você tem alguma dúvida específica sobre questões jurídicas, antes consulte os inúmeros textos no site PaiLegal, no forum LEITURAS SUGERIDAS POR PAIS e em Perguntas Mais Frequentes.

Registre-se para poder escrever esse forum (serviço gratúito).

Moderadores: srvilelabr, dan.ogando, paulohabl

QUERO ASSUMIR O FILHO DA MINHA NAMORADA, O QUE FAÇO?

Mensagempor MarceloMarcondes » Ter Abr 26, 2011 4:38 pm

Olá. Tenho 20 anos e namoro uma garota de 22 anos que está grávida. O pai da criança é um cretino e ela não quer que ele faça parte da vida da criança, mesmo porque ele não quer e já tem outro filho do qual não participa da vida. Eu acredito que tenho tudo necessário para ser um bom pai. Sou maduro, trabalho, moro com meus pais numa casa enorme e bem confortável, a condição financeira da minha familia é excelente. Tenho o apoio dos meus pais. Na verdade ela mora com a minha familia na minha casa e nos vamos fazer o quarto do bebê, compramos já o carrinho, berço, enfim, estamos fazendo tudo com se o bebê tivesse o meu sangue. Mas eu tenho medo de registrar o filho e num futuro ela se separar de mim e pedir pensão, ou algo assim. Eu li em um site de direito familiar que a pensão pode ser pedida para os avós também. Além disso li também que caso aconteça algo que mostre que eu não sou o pai eu posso ser processado e isso é crime com pena de até 2 anos de detenção. Alguém sabe o que eu faço?
MarceloMarcondes

por » Sex Abr 29, 2011 7:18 pm

Re: QUERO ASSUMIR O FILHO DA MINHA NAMORADA, O QUE FAÇO?

Mensagempor Elpídio » Sex Abr 29, 2011 7:18 pm

Marcelo,
Talvez devido sua pouca idade e inexperiência, pareces estar apressado, vá com calma.
Realmente registra em seu nome filho que sabidamente não é seu, é crime.
As boas condições materiais de sua família não é tudo.
Realmente, se registrar o filho em seu nome, no futuro poderás ser acionado a pagar penssão, e seus pais também em caso de você negar.
Se já tens dúvidas com relação ao futuro e teme uma separação e pedidos de penssão, não deverias entrar nessa situação.
O melhor que uma mãe pode fazer para seus filhos, é escolher um bom pai para eles. Sua namorada se deixou engravidar de um pai nada recomendável como você descreveu.
Pelos seus relatos, acho que estás entrando numa canoa furada.
Todavia, acho bonito de sua parte querer dar o melhor para esta criança, fruto da irresponsabilidade dos dois. Continue com essa boa intençao, mas dê tempo ao tempo. Consulte a um advogado como agir dentro da lei, nada de improviso, nada de adoção à brasileira, coisa mal feita, no futuro não tem retorno.
Espero tê-lo ajudado.
Para perder uma batalha, basta que não lutemos.
Elpídio
Participante Atuante

Re: QUERO ASSUMIR O FILHO DA MINHA NAMORADA, O QUE FAÇO?

Mensagempor robspalermo » Ter Mai 03, 2011 6:31 pm

Por mais que o pai do bebê seja um traste, em um primeiro momento não se precipitem. Ela tem o bebê, comunica o pai da criança e então se ele não for assumir mesmo, ela registra apenas no nome dela. Quando vc for independente financeiramente, vc assume a criança. Vc não pode assumir um bebê pensando na ajuda dos seus pais. E os pais dela, onde estão? Então quando vcs 2 trabalharem, ganharem dinheiro próprio, vc já tiver certeza de que o relacionamento de vcs deu certo, então vc terá mais consciência para assumir a paternidade. Isso não te impede de cuidar, fazer de tudo para o bebê. O que vc não pode é assumir um bebê que não é seu sem saber se o relacionameto dará certo. Roberta
Roberta Palermo
robspalermo
Participante Especial

Voltar para GRUPO DE DISCUSSÃO