Posso registrar meu filho sem o sobrenome paterno?

Aqui você encontra pais e profissionais conversando, trocando experiências e dando informações sobre a Guarda Compartilhada e paternidade.

Se você tem alguma dúvida específica sobre questões jurídicas, antes consulte os inúmeros textos no site PaiLegal, no forum LEITURAS SUGERIDAS POR PAIS e em Perguntas Mais Frequentes.

Registre-se para poder escrever esse forum (serviço gratúito).

Moderadores: srvilelabr, dan.ogando, paulohabl

Posso registrar meu filho sem o sobrenome paterno?

Mensagempor CScheffer » Seg Jun 14, 2010 4:24 pm

Estou grávida de 3 meses. Terminei meu relacionamento de união estável há qse um mês.
Sem entrar em maiores detalhes, o "pai" resolveu por mensagem de texto de celular que não queria mais o filho pq ele teria sangue ruim como o meu (e da minha família) e pq ele havia ficado morando comigo por qse 6 meses por dó e pena, pois eu sou mto pouco para ele.

Não quero tirar o direito do meu filho de ter o nome do "pai" na certidão de nascimento. Mas gostaria que o sobrenome do pai não fizesse parte do nome da criança.

Se for menino, soube que posso resolver a situação colocando o nome do meu avô no bebê (meu sobrinho já tem o nome do meu pai) acrescentando "Segundo" ou "Neto".

E se for menina? Posso registrá-la sem o sobrenome do pai?
CScheffer

por » Seg Jun 14, 2010 6:09 pm

Mensagempor paula_2006 » Seg Jun 14, 2010 6:09 pm

Vc pode colocar o nome e sobrenome que quiser, porém se o pai não for ao cartório vc não consegue registrá-lo com o nome do pai.

Entendeu?

Se o pai não comparecer ao cartório, no lugar do pai vai ficar escrito desconhecido ou em branco mesmo.
paula_2006
Participante Atuante

Posso registrar meu filho sem o sobrenome do paterno?

Mensagempor Elpídio » Ter Jun 15, 2010 12:33 pm

CSchefer,
Não consigo entender, você quer colocar o pai mas não quer colocar o sobrenome dele. O sobrenome não fará nenhum mal, ao contrário sera demonstração de que realmente tem um pai.
Fica difícil aceitar que na hora das vantagens, o pai entra, mas de maneira obscura, sem aparecer. Isso é tratar o pai como objeto.
Desculpe a franquesa.
Que seu filho tenha um pai, que possa receber sobrenome e afeto que será muito importante na vida dele e, principalmente que possa viver em paz recebendo muito amor das duas partes.
Abraços
Para perder uma batalha, basta que não lutemos.
Elpídio
Participante Atuante

Mensagempor CScheffer » Qua Jun 16, 2010 11:20 am

Você disse:
"Não consigo entender, você quer colocar o pai mas não quer colocar o sobrenome dele. O sobrenome não fará nenhum mal, ao contrário sera demonstração de que realmente tem um pai."

O fato de eu querer que o pai registre, é para que futuramente a criança não tenha constrangimentos na escola ou na sua vida social por ter em sua certidão "pai desconhecido" ou um espaço em branco.

Você completou:
"Fica difícil aceitar que na hora das vantagens, o pai entra, mas de maneira obscura, sem aparecer. Isso é tratar o pai como objeto.
Desculpe a franquesa."

Eu não preciso de nada dele, nem do dinheiro da pensão ou qualquer outra coisa. E ele também nunca 'entraria na dança' como pai. Por livre e espontânea vontade ele não registraria a criança. Teria de haver o intermédio da justiça. Sendo assim, não vejo porque meu filho tem de ter o sobrenome do "pai".
E já que são precisos detalhes para me fazer entender, o "pai" deixou claro que não quer o filho e que se juntaria com outra mulher para ter um filho de "sangue bom" só para ele.

Pode ter certeza que depois de toda humilhação que passamos, tanto eu quanto o bebê, pelas palavras do "pai", o afeto dele não está em questão. Pelo bebê não ter sido planejado, ele o recusa e chama-o de nomes feios. Meu filho não precisa passar por isso por toda a vida.
CScheffer

Posso registrar meu filho sem o sobrenome do paterno?

Mensagempor Elpídio » Sex Jun 18, 2010 9:27 am

CSchefer,
Peço desculpas sse minhas palavras lhe foram duras. Quiz apenas fazê-la pensar.
É bom lembrar que o futuro é uma grande incógnita, e mudanças podem ocorrer, por exemplo o pai mudar o comportamento e vir aceitar e amar esse filho que ajudou a colocar no mundo, bem como o filho quando maior, querer aproximar-se do pai.
Ouvi de uma avó aconselhando a neta sobre filhos, quando a anciã disse; o melhor que podemos fazer por nossos filhos, é arranjar um bom pai para eles. Não é o caso agora, o filho está aí e tudo o que é preciso fazer, é buscar formas para que a criança seja uma pessoa feliz e que venha fazer muita gente feliz, como tenho certeza, já está fazendo, apesar dos dissabores causados por quem deveria estar também feliz.
Tente com alguma pessoa do convívio do pai, convencê-lo a mudar a maneira de ver o filho, ou pelo menos tem respeito a você e principalmente ao filho a quem um dia ele poderá pedir que o acolha.
Estamos com você e, torcemos para que tudo termine de maneira que essa criança seja a alegria para todos.
Abraços
Para perder uma batalha, basta que não lutemos.
Elpídio
Participante Atuante

Mensagempor paula_2006 » Sex Jun 18, 2010 10:21 am

E mais, eu também preciso dizer isso...

As mulheres têm o poder de escolher os pais para os filhos. Vc quis ter um filho com esse homem que a desprezou e que a humilha tanto. Foi a sua opção, então vc terá que conviver com toda essa situação.

As mulheres precisam parar de se fazer de vítimas, uma vez que fazem as próprias escolhas porque homem nenhum, a exceção por estupro, "plantam" semên em nós.
Editado pela última vez por paula_2006 em Sex Jun 18, 2010 2:32 pm, em um total de 1 vez.
paula_2006
Participante Atuante

Mensagempor CScheffer » Sex Jun 18, 2010 1:42 pm

Paula, quando que vc vai imaginar que a pessoa que vc escolheu pra dividir uma casa e uma vida vai mudar de atitude de uma hr pra outra com a chegada de um filho? Durante todo demais tempo de relacionamento, ele foi doce, atencioso, amigo e companheiro.

Se eu estou grávida dele, certamente é pq acreditava ter encontrado o cara certo, vivíamos jnts há 6 meses, além do tempo de relacionamento em casas separadas, como namorados. Estávamos com casamento marcado e casa nova comprada qnd soubemos da chegada do bebê. Ele surtou. E foi de uma hr pra outra mesmo! De maneira alguma ele aceitou a criança. Mas por direito do meu filho, quero que tenha o nome do pai na sua certidão.

Se vc se acha no direito de criticar os outros, achar que nos fazemos de vítimas, então entre em tópico por tópico e cada pai ou mãe que pedir ajuda ou instrução critique também. Afinal, todos tem reclamações dos comportamentos dos seus ex-companheiros. Esses, mts vzs dissimulados, usam crianças pra conseguir benefícios financeiros ou forçar alguma situação com terror psicológico, além de mtos quererem omitir sua função de pai ou mãe.

Me sinto uma burra, sim, por ter achado que as coisas seriam diferentes. Por ter idealizado uma família e agora ter de criar meu filho sozinha, com pais separados. Mas também me sinto digna por querer o bebê e assumí-lo e amá-lo com todo coração.
CScheffer

Mensagempor CScheffer » Sex Jun 18, 2010 1:50 pm

Elpídio, de maneira alguma interpretei vc como "durão".
Eu respeito a sua opinião e, dentre todos os tópicos em que vi suas respostas, vejo que vc é mto correto. Só quis deixar mais clara a minha situação.

Eu espero que o tempo faça o "pai" perceber a importância de um filho. E nunca proibiria meu filho de conviver ou saber quem é o pai. Afinal, ele não é de chocadeira.

Mas é bastante revoltante saber que vc teve um relacionamento com uma pessoa que parecia estar ligada a vc e simplesmente ela sumir qnd surge uma responsabilidade maior. E os efeitos dessa fuga vão cair sobre outra pessoa que não tem como se defender.

Obrigada pelo conselho!
CScheffer

Mensagempor neliaf_freitas » Sex Jun 18, 2010 7:13 pm

Ele está sendo cruél, imaturo, um verdadeiro canalha, mas quem sabe esse mané vai cair na real, se não antes, quando o bebê nascer, mesmo que você nunca esqueça esses absurdos que ele está aprontando agora, vamos torcer pra que se arrependa do que disse sobre o filho e se torne um pai de verdade e muito presente, tudo é possível.
O mais importante agora é você tentar ficar tranquila enquanto espera a chegada do bebê, evite contatos com o ex, evite até mesmo pensar nesses absurdos e curta a espera em paz, fará bem pra você e pro seu filhote.
neliaf_freitas
Participante Especial

Re: Posso registrar meu filho sem o sobrenome paterno?

Mensagempor PATO » Sex Out 22, 2010 1:06 am

hmmm
PATO

Mensagempor PATO » Qui Out 28, 2010 12:42 pm

Primeiro de Tudo...meu sobrenome é SCHAFER a senhorita Larissa escreveu errado....NUNCA moramos juntos.....foi um caso vc sabe muito bem disso que a gravidez foi prémeditada, não se faça de vitima não!
PATO

Mensagempor neliaf_freitas » Qui Out 28, 2010 1:59 pm

CScheffer e Pato, caso sejam realmente os ex em questão, talvez seja bacana vocês se encontrarem aqui no forum, quem sabe é o caminho pra que se entendam, independente do que aconteceu com vocês, do que gerou os fatos, fato é que a criança existe, então é hora de pensar nisso, buscarem alguma forma de diálogo, não diálogo baseado em ofensas, calúnias, cobranças, a relação de casal não existe mais, mas estarão ligados por um filho, então pelo bem desse filho, busquem um mínimo de respeito um com o outro.
Independente das atitudes de vocês a criança existe, daqui a pouco estará nescendo, e está nas mãos de vocês proporcionarem uma vida equilibrada a ela ou uma vida de brigas, disputas e acusaçãos, onde ela sempre será a maior afetada.
Pra uma mulher engravidar são necessárias duas pessoas, qualquer um dos dois poderia ter impedido isso com medidas simples, então não cabe um acusar o outro, espero que possa ajuda-los a encontrarem o melhor caminho, o filho de vocês merece isso.
Abraço
neliaf_freitas
Participante Especial

Mensagempor lisaprasandra » Ter Mai 24, 2011 1:49 am

Tava lendo aqui e não obtive a resposta da qual eu tb preciso,
Bom,uma amiga está com problema parecido,teve o bebê a 3 dias e é casada com o pai,moram juntos,estão mto felizes com a chegada do filho e tudo mais,só que o pai quer registrar o bebê só com sobrenome da mãe,pq ele brigou com a família toda do lado da mãe dele e do lado do pai dele tb,então não quer nehum dos sobrenomes que ele tem para o filho,segundo ele será um carma para o filho carregar um dos seus sobrenomes,mas ele quer que apareça no registro o nome dele completo como o pai,apenas não quer que conste no nome do filho nenhum dos seus sobrenome e sim só um dos sobrenomes da mãe,Gostaria de saber se isso é possível,ter ali no texto do registro o nome dele dizendo que é o pai e tal,e o nome do bebê somente com sobrenome da mãe,vão aceitar isso no registro?? agradeço a resposta desde já
lisaprasandra

Mensagempor neliaf_freitas » Ter Mai 24, 2011 10:40 am

Acredito que o pai pode sim optar em por somente o sobrenome materno na criança, o nome do pai constara no registro normalmente, somente o sobremenome dele que não será o da criança, se é isso que ele quer.
neliaf_freitas
Participante Especial

Voltar para GRUPO DE DISCUSSÃO