Aqui a Paternidade

é

Assunto Sério

SEXO ORAL ENTRE CRIANÇAS

O que fazer se seu filho contar que seu amiguinho queria colocar o pênis na boca dele? Um dia desses uma mãe me escreveu, aqui para o site, com uma dúvida:

"...meu filho tem 4 anos e me disse que um amiguinho queria colocar o pênis na boca dele e estou muito preocupada e não sei como agir com ele e tambémcom amigo..."

Olha só, desde pequena, a sexualidade da criança é muito aflorada. Essa idéia pode deixar pai e mãe de "cabelo em pé", mas mesmo nessa idade as crianças já se masturbam e sentem prazer.

Mas isso não significa que tudo possa e que os pais não possam colocar "certos" limites.

É importante lembrar que se a brincadeira entre as crianças é normal, faz parte do desenvolvimento da sexualidade, não podemos esquecer de ressaltar que isso deve se dar com crianças na mesma faixa etária. Crianças com idades diferentes simplesmente não pode!! Até porque os interesses, são outros.

Em relação ao que relata, o seu filho é pequeno até para entender melhor, então você pode dizer para ele, numa linguagem clara para que entenda "tudinho" que diga não, que não quer...ensine a ele mesmo, desde cedo, a colocar os limites! Fale - com "jeito" com o coleguinha e, procure, distraí-los com brincadeiras para que essa erotização não passe pela cabeça.

Mas não fique tenso. Saiba que isso não significa que um ou outro possa a vir, no futuro, a ter alguma "tendência" homossexual. Isso, como falei, faz parte da descoberta da sexualidade.

Mas pense numa coisa: muitas vezes o comportamento da criança, é uma reprodução do que está vendo ou vivenciando. E ela pode estar sendo vítima de abuso sexual, sem que os pais percebam. Fique atento ao coleguinha do seu filho (até porque isso pode estar acontecendo com ele) e, se tiver liberdade, converse com os pais dele.

Mas não bata (aliás isso não deve acontecer em nenhuma situação), nem grite...!! A sensação de proibido pode ser um estimulante. E também não resolve nada. As crianças assim vão continuar fazendo, só que escondido. Enquanto seu filho estiver te contando o que se passa, se comunicando, você têm uma grande vantagem: você pode trabalhar a situação. Isso significa que você é um pai ou mãe aberto ao diálogo. Parabéns.