Artigos

O PAILEGAL DESAPROVA MANIFESTAÇÕES ILEGAIS

" Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral."

(Mahatma Gandhi)


O incidente ocorrido na tarde deste domingo (17), quando um pai armado invadiu o estúdio do programa "Jogo da Vida", de Márcia Goldschmidt na TV Bandeirantes, para manifestar seu desespero de não poder ver seus filhos, ameaçando com violência e interrompendo o trabalho daquela organização, tem a desaprovação do PaiLegal por ser errado, illegal e ir contra a nossa postura de promotores da lei.

Temos de ter em mente que seja qual for o desespero, nós pais temos de seguir a lei. Se esta é irrealista, então mudêmo-nas. O caminho é mais longo e difícil, mas a mudança será mais efetiva.

Como pais, somos os primeiros a ter de dar exemplo de acato a lei, por mais que esta seja paradoxa, nos machuque e subtraia, pois é apenas seguindo as regras é que podemos garantir que o nosso processo será levado adiante em paz e os nossos objetivos poderão ser alcançados. Temos de corrigir o errado com o certo. Assim construiremos uma nação democrática forte e próspera.

Tal como o que ocorreu na Bandeirantes, desaprovamos a estratégia do Fathers4Justice na Inglaterra, por entrarem ilegalmente em espaços públicos e privados afim de chamar atenção da mídia e promoverem suas idéias, e é por isso que até hoje não os procurei para fazer alguma pareceria. Eles são pessoas boas, ja contatei alguns deles aqui antes para conhecer como trabalham, porém sua atitude vai contra a própria postura de pai e promotor das leis, afinal como podem desejar promover justiça se eles próprios a desacatam? O próprio Bob Geldof, o famoso rockeiro dos concertos Band-Aid de ajuda à Africa e agora promotor da Guarda Compartilhada, apesar de ter sentido a injustiça contra o pai na própria pele, tambem o desespero fazer campanha para mudanças, poupa-se para seguir a linha democrática.

O PaiLegal tem promovido uma mudança cultural profunda na sociedade brasileira, muito mais efetiva do que fazer show e aparecer para as câmeras. Sim, precisamos do apoio da mídia, mas de que adianta gritar pela Guarda Compartillhada, se a população ainda não se tem informação e espaço para discussão afim de que se forme uma inteligência do assunto? O PaiLegal traz estes elementos essenciais para uma mudança cultural, e ainda empacotado numa coerência de valôres morais genuinos que nós próprios vivemos diariamente aqui. Essa é uma das razões de nosso sucesso.

Sim manifestações são importantes, porém existem várias formas de fazê-las, e respeitando o próximo e outras organizações é um primeiro fundamento a ser considerado.

Entendemos e preocupamo-nos com aquêle pai que se desespera, porém não podemos e nem iremos afastar dos valores morais e de civilidade dos quais fazemos questão de ser a base onde todo o nosso projeto está sendo construido. Por isso não podemos também solidarizar-nos com seja quem for que põe em risco a vida de pessoas, interrompem o trabalho da população, de organizações e do governo, como tamabém manchando o nome dos pais que trabalham para promover a justiça através da Guarda Compartilhada. É uma realidade dura e triste, mas esta é uma boa hora para todos testarmos nossa coerência.


Paulo Habl
Equipe Permanente PaiLegal
www.pailegal.net

Imprimir Email