Artigos

VOCÊ É O REPONSÁVEL PELO DESTINO DESSE PAÍS

As leis são sinônimos do interesse social. Antes não existiam tantos pais que contestavam suas relações com os filhos mas hoje isto é fato. A vcs pais cabem divulgar - de qualquer forma - os seus desejos e anseios, quer seja através de um processo judicial ou qualquer outra forma de serem ouvidos...

Não são os juizes e advogados que "pedem" as mudanças da lei.. é a sociedade que tem esta força...A lei na verdade é o sinônimo da realidade social (pelo menos deveria ser).

Os profissionais de direito aplicam a lei, mas quem as redige são os representantes do povo - os Deputados...Os profissionais do direito interpretam estas leis...Alguns fazem milagres com estas interpretações..

Mas de uma forma geral nossa legislação é muito simplória em matéria de direito de família. Além das leis serem ruins elas na verdade não existem... Deixam tudo ao entendimento e arbítrio do juiz, o que é muito ruim na maioria das vezes, e não será diferente com o novo Código Civil.

Os advogados e juizes deveriam se unir para fazer justiça... mas não é assim que ocorre e "quase sempre" parecem que estão em lados opostos...Ainda, o que eu acho justo pode não ser o entendimento de outras pessoas... Como fazer com que um grande numero de pessoas tenha o mesmo entendimento que o nosso? cada um pode colaborar.. estamos falando em mudar uma cultura..Ainda existem muitos que acham que o homem pai é simplesmente o provedor.. o perfeito homem das cavernas que não tem nada a contribuir com a educação dos filhos.. aquele que pouco se importa com sua cria e por isto os julgamentos, no ponto de vista destas pessoas, são sempre acertados... entendeu? ainda, vcs pais que hoje estão aqui sendo marginalizados pela justiça estão sofrendo esta ações porque não foram poucos os pais que no passado e até mesmo atualmente utilizaram de seu poder econômico em detrimento dos filhos, ou mesmo, não sabem o que significa paternidade, negligenciando isto em todos os níveis.

Eu acredito e sei que aqueles que ainda vêem o pai desta forma estão errados, como também acredito que incentivando aqueles que querem exercer a paternidade, como os pais destes grupo, estes serão o espelho daqueles que ainda não conseguiram ver o tanto que estão perdendo negligenciando este papeis tão importante.

Ainda, as pessoas tendem a seguir padrões sem contesta-los...

Veja um exemplo: Não são poucos os casais que chegam no meu escritório, com aquela idéia pré-concebida de que o ideal e correto é a guarda ser deferida a mãe e o pai ficar com as visitas em finais de semanas alternados. Quando eu relato a eles que estas visitas, por exemplo, podem e devem ter uma maior freqüência, ao bem de todos (das mães por dividir a responsabilidade, dos pais por ter um maior contato com o filho e fortalecer os vínculos e das crianças por ter este relacionamento tão necessário), parece que eu contei a eles um grande segredo, algo que eles nem ao menos poderiam imaginar em fazer sozinhos...

Em 8 anos de trabalho eu nunca fiz um único acordo de direito de visitas nos moldes de finais de semanas alternados por não acreditar neste sistema muito antes de saber que existia em outras legislações outro tipo de guarda - guarda compartilhada. Esta é uma pequena contribuição que eu sempre dei: O de esclarecer as apessoas outras formas de solucionar os seus problemas.

Eu já renunciei uma ação porque minha cliente não cumpria os direitos de visitas. Não posso trabalhar e compartilhar com esta atitude que eu repudio. tentei de todas as formas demonstrar a minha cliente o quanto ela estava errada e coibir esta prática. Como não adiantou eu renunciei alertando a ela que eu não iria contribuir com ela pelo futuro do seu filho. Que as consequencias para a criança, por aquela prática, seria de total responsabilidade dela. Provavelmente esta pessoa tenha encontrado um advogado que trabalhasse para ela, mas eu não...

Da mesma forma que já perdi clientes (homens e mulheres) por não querer compartilhar com as atitudes insanas, já consegui convencer alguns a terem "bom senso" e resolverem as questões de guarda de filhos de uma forma mais saudável.

Acho que eu já consegui convencer muitos..rs..Eu acabo conseguindo por acreditar muito no que eu falo.

Como eu conheci este grupo e como tenho grande afinidade com os problemas relatados diariamente aqui, eu colaboro, na medida do possível, para ver estas mudanças. Como já foi falado pelo facilitador do grupo, estamos unindo forças para redigir um texto legal que venha a suprir os problemas dos pais e depois tentar aprova-lo no Congresso Nacional.

Eu tenho algumas idéias.. assim que eu conseguir coloca-las efetivamente "no papel", nós iremos enviar ao grupo. As minhas idéias são reflexos do que tenho visto neste grupo.

A propaganda da igualdade na guarda dos filhos que está sendo difundida nestes dias, por ocasião do novo Código Civil , será muito boa para fazer muitos refletir.

Imprimir Email