Notícias

PAI ROXO DEIXA TONY BLAIR VIOLETA

Londres 19/05/04 - O primeiro ministro britânico, Tony Blair, enquanto respondia hoje as perguntas semanais no parlamento britânico, foi atingido nos ombros por um "míssil" contendo pó violeta atirado por um pai roxo de raiva na galeria do público.

O pai desesperado, Ronald Davies, atirou uma camisinha cheia de farinha com pigmento violeta, cor internacional da igualdade parental, por revolta de ter recebido recentemente uma carta do primeiro ministro onde nada fazia para atender seu apêlo para resolver o impedimento de convivência com os filhos. Um outro "míssil" tinha sido atirado antes, mas tinha atingido outros membros do parlamento.

A sessão do parlamento, que vinha sendo monitorada por medo de ataques de rebeldes as invasões britânicas no Iraque e Afeganistão, foi encerrada imediatamente sob tumulto e o pai foi preso na delegacia de Westminster onde deverá prestar esclarecimentos.

O Reino Unido, apesar de estar avançando na nivelação de direitos dos pais em relação aos filhos, ainda tem uma legislação pesada que impede o exercício da livre paternidade após a separação do casal. Um exemplo é que se um homem na separação, mesmo tendo registrado os filhos, não tem direito algum sobre eles se este não foi casado com a mãe.

Davies é membro da associação Fathers 4 (For) Justice, a mesma que recentemente teve um de seus associados protestando como Homem-Aranha por seis dias em um guindaste ao lado da Tower Bridge, trazendo caos ao leste de Londres por ter a sua ponte mais famosa e de tráfico intenso fechada por medida de segurança.

Chris Newcastle, representante da Fathers4Justice disse ao PaiLegal que apesar destas manifestações conflitarem com a lei, é o único jeito de chamar atenção das autoridades e da mídia. Os parlamentares retrucam esta afirmação dizendo que é possível alcançar os objetivos da associação seguindo o processo democrático, via movimentos e lobbyes.

Esses protestos se tornaram notícia não só aqui, mas no mundo todo.

Imprimir Email